Como se comportar em uma entrevista de emprego

PARA INSCREVER-SE VOCÊ DEVE COMPARTILHAR ESSA VAGA
** Aproveite e Marque Outros Amigos Interessados **

Como se comportar em uma entrevista de emprego? – Esta é uma dúvida que toma conta da mente das pessoas. A tarefa de se apresentar ao recrutador não é nada fácil. Qualquer deslize cometido na fala, nos gestos ou mesmo no figurino pode colocar a contratação a perder.

Como-se-comportar-em-uma-entrevista-de-emprego-2

O medo de cometer falhas durante uma entrevista de emprego é comum.  No entanto, com alguns cuidados é possível driblar a insegurança e se mostrar um bom candidato.

Dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Busque o máximo de informações sobre a empresa

A primeira dica é conhecer a empresa na qual irá participar do processo seletivo. Busque informações na internet e procure ficar por dentro da história e das conquistas. Esta bagagem de conhecimentos ajudará caso precise questionar o entrevistador e também mostrará seu interesse em fazer parte da equipe de colaboradores.

Ensaie uma conversa com o recrutador

O entrevistador quer descobrir seu perfil profissional e de preferência em poucos minutos. Então prepare e ensaie um breve resumo da sua trajetória profissional. Isso ajudará a diminuir a ansiedade e o deixará mais confiante. Seja sincero ao relatar seus pontos fortes e não tenho medo de assumir os fracos, o recrutador tem plena consciência de que todos profissionais estão em constante desenvolvimento.

Como-se-comportar-em-uma-entrevista-de-emprego-1

Lembre-se de que o currículo não foi esquecido

Engana-se quem pensa que a primeira avaliação do recrutador é feita na entrevista. A percepção inicial do candidato acontece através do currículo e depois no momento do convite para entrevista, que geralmente é feito por telefone. Então, fique atento e anote todas as informações passadas, como endereço do local da entrevista, horário, documentos necessários e informações sobre a vaga. É comum candidatos chegarem à entrevista sem saber para qual vaga que está concorrendo, o que demonstra falta de atenção.

Se vista apropriadamente

Escolha uma roupa adequada ao perfil da empresa e seu perfil profissional, porém use e abuse do bom senso. Para os homens, nada de bermudas, chinelos, camisetas regatas e boné. No caso das mulheres, nada de minissaias, decotes, roupas justas e maquiagem exagerada. Caso costume usar óculos de sol, não se esqueça de tirar e guardar ao entrar no local.

Como-se-comportar-em-uma-entrevista-de-emprego

Cuidado com o que diz sobre o antigo emprego

Em hipótese alguma fale mal da empresa anterior ou do ex-chefe. É tão antiético quanto eles passarem uma má referência de você.

Controle os gestos

O corpo fala! Então evite gesticular demais. Mantenha a cabeça erguida e olhe nos olhos do entrevistador. Se preocupe em preservar a postura ereta e expressão descontraída. É permitido sorrir, mas gargalhar durante a entrevista pode indicar falta de seriedade com o momento.

Além de saber como se comportar em uma entrevista de emprego, também é importante confiar no seu potencial e deixar transparecer quem você realmente é.

1 Comentário

  1. Claudio

    Obrigado pelas dicas!

Deixe um comentário